A Praça Tiradentes, localizada na cidade do Rio de Janeiro, é um lugar icônico de enorme relevância para a história e para a formação cultural de todo o povo brasileiro.
Nesse centro de convergência passaram inúmeros ministros e Estado, populações escravizadas, e até a corte real. Ali definiam-se as políticas e os negócios da cidade.
Durante o século XIX a praça tornou-se um grande centro de cultura, com teatros, academias de belas artes, cafés, livrarias e outros pontos de encontro para as poderosas elites.
Em meados do século XX sua força política já não era a mesma, mas a característica de espaço de cultura e de boemia se mantinha, assim como os diversos centros de arte e cultura de seu entorno.
Porém, nas últimas décadas do século XX e o início do XXI a praça foi gradeada e perdeu quase completamente seu posto de centralidade cultural tornando-se um lugar pouco atrativo para a visitação.
Foi então que reformas urbanísticas locais retiraram as grades, reformaram seus monumentos e a partir desse novo contexto, surgiu uma rede de ativação local formada pelos espaços culturais, instituições e empreendimentos, localizados no entorno da Praça Tiradentes, que passou a se reunir com o objetivo de potencializar a circulação de pessoas e as atividades culturais nesta região da cidade.
Entre as diversas ações promovidas pela rede, as festividades mensais na praça conseguiram permanecer, agora já menos ligadas às instituições do entorno e mais `a ação voluntaria e resiliente de alguns seus organizadores.
Desde 2015, a festa TIRADENTES CULTURAL acontece todo o primeiro sábado do mês com uma programação variada e dividida entre três espaços de promoção de cultura, sendo eles: um palco para apresentações artísticas, como música, dança, teatro e atrações circenses; uma área para contação de histórias (canto favorito das crianças, mas não só delas); e ainda um espaço que possibilita uma grande variedade de workshops e outras ações criativas. Além da programação cultural, a festa mensal é composta por uma feira gastronômica e uma Feira de Arte, Design e Artesanato com diversos participantes do entorno e de outras partes da cidade. O evento também acolhe outros projetos e parcerias, o que mantém a comunidade sempre revigorada.






