Juiz de Fora, Brazil

Praia

“PRAIA é uma provocação, uma delícia, um relax merecido...” explica Leticia Nabuco, idealizadora, diretora e performer, junto a muitos outros artistas e cidadãos comuns, nessa ação que tem o centro da cidade de Juiz de Fora como palco, cenário e corpo provocante para a ação. “... nos interessamos por usar e abusar do que chamamos de estado de praia, e celebrar, com alegria, a beleza de todos os corpos”, completa a diretora.
Leticia Nabuco

Considerando a influência que as cidades litorâneas operam no imaginário social e no campo dos desejos da população da cidade de Juiz de Fora, PRAIA levanta as perguntas: como os juiz-foranos e juiz-foranas lidam com a exposição e a diferença entre os corpos? O que permitem (se) ou não aqui e em suas viagens de férias? Ao recriar esse espaço gratuito e democrático de fruição do sol e da areia do litoral para Juiz de Fora, o projeto propõe um deslocamento de interesse da observação do mar para a observação da paisagem urbana e seus protocolos de comportamento. 

Sua primeira apresentação causou grande repercussão virtual local e nacional, envolvendo questões morais e políticas. Os artistas e o próprio poder público (patrocinador do projeto) foram alvo de ataques e ameaças, chegando ao ponto de provocar a suspensão de uma segunda apresentação prevista em edital.  Mas o PRAIA segue seu caminho, agora com apoio de um número ainda maior de artistas, instituições e simpatizantes às causas em que toca. Com cortejos envolvendo público e artistas de roupa de banho, nesse “biquinaço” de corpos, cores e muita alegria pelas ruas da cidade, ora não mais provinciana, mar adentro! Participam com Leticia Nabuco: @mercurioliquidoperformance@meloayslan@thalitareisdance@meninoaguaviva , @c0xxta@jnn.ladeira@fofa_piranha@oguilhermequeescreve@rebecalima_____ , @thais.yoga.circo@pedradaolegitimo@marcoraphaelnunes /@studiogalaxi , @dudusaleme , @silvana_marquesjf / @estacao_cultural , @sol.mourao

Leticia Nabuco
Bailarina e Educadora
“Artisticamente atuo nas áreas da dança e performance, com incursões em teatro e vídeo. me interessam especificamente o cruzamento de linguagens, a relação corpo/cidade, questões políticas/corporais envolvidas nas relações dos diversos contextos onde atuo e jogos de parceria e dependência com o público.”
COMMENTS

You must be logged in to post a comment.

Leave a Reply

LOGIN

OTHER PROJECTS

St. Petersburg, Russia
Your Budget
Chicago, USA
Cabbage Patch
New Zealand
Common Space
Venice, Italy
Side By Side
plugins premium WordPress
SHARE