Rio de Janeiro, Brazil

Jogo do Museu

O Jogo do Museu foi desenvolvido como etapa preliminar ao projeto participativo do espaço físico do Museu Sankofa, na Rocinha. Através da linguagem lúdica, o jogo busca engajar os moradores na definição do programa do museu, ampliando as possibilidades de atividades a serem realizadas.
Joana Martins

Esse jogo foi desenvolvido como parte de uma ação preliminar à criação de um Posto Avançado Interdisciplinar da PUC-Rio dentro da Rocinha, a fim de centralizar os trabalhos dos departamentos da PUC-Rio, mobilizando professores e alunos de graduação e pós-graduação em uma frente de prestação de serviços de assistência técnica aos moradores da Rocinha.

Um grupo de alunos, professores, pesquisadores, moradores da Rocinha e integrantes do Museu Sankofa da Rocinha se reuniu com o intuito de desenvolver um projeto participativo para o Museu Sankofa em um novo espaço. A intenção é trabalhar em conjunto com os moradores da Rocinha desde a formulação do programa do Museu até sua construção.

Como primeiro evento para escuta da demanda dos moradores sobre o futuro espaço do Museu, organizamos um evento aberto com atividades lúdicas para estimular o diálogo. O desenvolvimento do Jogo do Museu se deu a partir de conversas com o geógrafo Antonio Firmino, membro do Museu Sankofa e do Centro Lúdico. Do ponto de vista do processo participativo, o intuito do jogo em questão é engajar e atrair os moradores para um debate sobre o programa museológico e arquitetônico do museu.

O jogo tem como tabuleiro um desenho dos espaços onde possivelmente aconteceriam as atividades do museu. Em cada face do dado está indicada um espaço: laje, parque, rua, quadra, anfiteatro e mata. Após jogar o dado, cada jogador coloca uma carta com uma atividade que gostaria de realizar no espaço sorteado. As cartas sugerem diversas atividades que extrapolam o programa dos museus tradicionais; também há cartas em branco que podem ser preenchidas durante o jogo.

Joana Martins
Arquiteta e Pesquisadora
Partner: Centro Lúdico da Rocinha e EMAU DAU PUC-Rio
Arquiteta e mestre em Arquitetura pela PUC-Rio e doutoranda em História Social da Cultura pela mesma instituição. Pesquiso processos participativos e a relação entre democracia e cidade. Tenho experiência com desenvolvimento de jogos para processos participativos.
COMMENTS

You must be logged in to post a comment.

Leave a Reply

LOGIN

OTHER PROJECTS

Roskilde, Denmark
Museum of Contemporary Art
Jiapengxiang, Anhui Province, China
Village Lounge of Shangcun
Malmö, Sweden
Lokstallarna
Vestervig, Denmark
Field of Stairs
plugins premium WordPress
SHARE